domingo, 1 de novembro de 2015

Deixando Sua Casa Mais Segura Para O Bebê


No últimos meses, passamos boa parte do tempo preparando a casa para receber nosso filhote, da melhor maneira possível.

Entre uma compra e outra, sempre vemos alguns itens de segurança nas lojas e acabamos deixando para depois. Mas é chegada a hora de pensar nisso! Ninguém quer ver seu filho com o dedo preso na tomada ou abrindo a gaveta de remédios.

Todo mundo sabe que bebês e crianças são curiosos. Estão descobrindo o mundo ao seu redor e nada parece ter limites. Qualquer coisa estranha que lhes chame a atenção, e lá vão eles colocar as mãozinhas. E tem coisa mais atrativa que aquele buraquinho na parede, onde os adultos ligam seus aparelhos eletrônicos? Eu sei bem como é isso, pois já tive uma experiência dessas. Eu já era uma criança maiorzinha e tinha consciência de que aquele troço dava choque. Mesmo assim resolvi colocar um grampo de cabelo numa tomada e tomei um choque violento, causando um pequeno estouro na parede. Nada aconteceu de mais grave e ainda estou aqui para contar a história. Mas poderia ter sido bem diferente!

Só como curiosidade, aqui vai uma lista das maiores causas de acidentes e mortes em crianças:

As Principais causas de acidente são:

- De 1 a 4 anos -                                            - Maiores de 4 anos - 

1 - QUEDA                                                          1- Queda
2 - Queimaduras                                               2- Choque
3 - Choque                                                         3- Queimaduras
4 - Atropelamento                                            4- Bicicletas, Atropelamentos, Envenenamento
5 - Envenenamento                                         

As Principais causas de morte são:

- Menores de 1 ano -                                      - Maiores de 4 anos-

1 - Sufocamento                                                   1- Afogamento
2 -Acidentes de Veículo                                  2- Atropelamento
3 - Queda                                                              3- Acidentes de veículos
4 - Afogamento                                                    4- Queda, Sufocamento e Choque

Protetores de Tomadas

A primeira coisa que precisamos ver são os protetores de tomadas. São peças plásticas que vão obliterar a entrada da tomada, evitando que a criança tenha acesso à parte elétrica.

São bem simples e práticos. Só colocar na entrada da tomada e tá tudo certo. Alguns possuem uma pequena chave para facilitar a remoção.



Existem alguns desses que são coloridos e em formatos de bichinhos. Querem uma dica? Não comprem! Pensem comigo: O que você mais quer é evitar chamar a atenção dessas entradas para que a criança fique longe. Então, não faz sentido algum colocar um protetor em forma de um bichinho rosa, atraindo ainda mais a curiosidade da criança, que vai tentar pegar aquele "brinquedo" para ela.


Antes de comprar, verifique quantas tomadas ficam sem uso constante e ao alcance da criança para saber quantos você vai precisar.

Protetores de Quinas ou Cantos

Em seguida vamos falar sobre protetores de quinas ou cantos. Muita gente acha desnecessário. Já eu, acho fundamental. A minha casa é cheia de móveis com quinas mortais e afiadas. No nosso escritório, por exemplo, tem um móvel assassino que costuma deixar cicatrizes no meu joelho. E eu não quero isso para meu filho.

Existem de vários tipos e preços, mas a ideia é a mesma. Deixar a quina protegida e macia o suficiente para absorver impactos e não machucar quem se esbarra nelas.

A instalação também é fácil. Eles possuem uma fita adesiva de dupla face que permite o acessório grudar no móvel. E aqui vai uma observação pessoal. Eu achei esse sistema meio instável. A fixação não é tão resistente e vários deles soltam com certa facilidade à menor pancada. Você vai acabar precisando comprar um rolo de fita dupla face para repor ou partir para a agressão, colando com super bonder de vez, estragando o móvel, caso resolva remover futuramente. Mas o negócio realmente protege e meus joelhos já agradecem de antemão!

Protetores de Gavetas e Portas de Armários

Não tem jeito. Por mais que você tente evitar deixar coisas potencialmente perigosas nas gavetas e armários mais baixos, sempre vai ficar algo prejudicial. É muito difícil uma casa ter espaço suficiente pra guardar tudo nas partes mais altas. Então, vamos evitar que os moleques consigam abrir aquela gaveta da cozinha, cheia de facas afiadas ou aquele armário da área de serviço entupido de produtos químicos?

Existem protetores de gavetas variados, desde os de trava interna aos de externa. Cada um com sua particularidade e aplicação.

Os de trava interna, normalmente devem ser afixadas com pequenos parafusos e são legais por não ficarem aparentes, preservando a estética do móvel.

 


Os de trava externa são variados. Muitos são afixados com fita dupla face e, uns poucos, com parafuso.




Os protetores de porta de armários também possuem uma variedade interessante e cabe ver o que fica mais adequado.

Existem os de feixe:



E os de lacre:



Protetores de Escadas

Como vimos anteriormente, a principal causa de acidentes em crianças é a queda. E escadas são um prato cheio para isso. Quem mora em ambientes com escadas, precisa se precaver e bloquear essas passagens.

Existem basicamente dois tipos. Os de grade, para as escadas que já possuem proteção lateral:


Ou os de telas, para ambientes com escadas mais expostas:



Protetores de Vaso Sanitário

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas bebês podem morrer afogados em vasos sanitários! Então vamos protegê-los! Basta um lacre e tá tudo certo. As mulheres adoram esse, pois obriga os pais a fechar a tampa do vaso após o uso!



Protetores de Portas

Para evitar fechamentos acidentais de portas, existem vários tipos de protetores no mercado. Alguns travam o movimento da porta e outros apenas protegem para que ela não se feche completamente com um vento muito forte e prenda os dedos da criança, por exemplo.

 



Fico por aqui! Espero ter conseguido tirar algumas dúvidas e esclarecer a importância disso tudo. Você pode até ter sobrevivido sem essas "frescuras" durante a sua infância, mas acredite que muita gente não passou dessa fase sem acidentes, que poderiam ser facilmente evitados com um pequeno cuidado adicional.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário